O que é Adoção Especial

Ao final do processo de cadastro de adoção (veja aqui o passo a passo), os pretendentes a adotantes escolhem o perfil da criança a ser adotada. Embora seja minoria, há proponentes dispostos e alguns deles determinados a se tornarem pais de menores com deficiência, realizando assim a chamada Adoção Especial.

Estas exceções nos mostram o quanto há pessoas generosas e mocionalmente ricas no mundo. Histórias belíssimas não faltam e emocionam pela diferença que fazem na vida das crianças e de toda a sociedade.

Adotar crianças e jovens que necessitam de atenção especializada, exige dedicação e disposição em cuidar, ao mesmo tempo em que traz recompensas imensuráveis para quem tem esse desejo, segundo quem vive a experiência. Compartilhamos aqui um artigo e um vídeo incrível sobre uma família estrangeira que adotou crianças com necessidades especiais, vindas de diferentes partes do mundo. Um relato emocionante que serve para nos inspirar e fazer refletir.

Como funciona o processo de Adoção Especial no Brasil?

O Cadastro Nacional de Adoçã vo ( CNA) não possui mecanismos específicos facilitadores para este tipo deadoção. As famílias que estão dispostas a encontrar e adotar esse perfil de crianças passam pelo mesmo trâmite burocrático. Mas é, sem dúvida, a doção que leva menos tempo de espera por parte dos adotantes e o maior tempo por parte das crianças. Como a quantidade de pretendentes é bem menor na Adoção Especial, muitas Varas da Infância e Juventude aceitam a chamada busca ativa.

A busca ativa é o auxilio constitucionalmente autorizado, realizado de forma voluntária, sem remuneração, que se presta única e exclusivamente para auxiliar na busca por adotantes prévia e regularmente habilitados para crianças e adolescentes denominados "de difícil colocação". São eles grupos de irmãos que não devam ser separados, crianças maiores que 5 anos e crianças ou adolescentes com deficiências físicas ou mentais.

Tipos de Adoção Especial

Qualquer tipo de necessidade especial da criança ou adolescente é caracterizada como uma Adoção Especial, entre elas, Síndrome de Down, paralisia cerebral ou qualquer tipo de deficiência física ou intelectual.

Voltar ao topo

Newsletter

Receba notícias sobre o Instituto Geração Amanhã e Adoção Passo a Passo.

Fale conosco

Se quiser contribuir com o programa Adoção Passo a Passo ou esclarecer dúvidas, entre em contato conosco.

Acolhimento Familiar - IGA
O Site Adoção Passo a Passo é um programa do Instituto Geração Amanhã
Somos laicos e apartidários | Todos os direitos reservados Adoção Passo a Passo 2019 ®