O que é Adoção Tardia

Adoção tardia é o termo utilizado para indicar a adoção de crianças que já possuem um desenvolvimento parcial em relação a sua autonomia e interação com o mundo. Não há uma idade mínima formal para designar a adoção tardia: em geral refere-se a crianças maiores de 3 anos. São as crianças adotadas na fase de desenvolvimento em que já conseguem se comunicar sozinhas, já sabem andar, não usam mais fraldas, ou seja, não são mais consideradas bebês.
Uma adoção, como qualquer relacionamento humano, exige atenção e dedicação nos períodos de ajustamento e adaptação. Na adoção tardia estes ajustes são evidentes, tanto por parte dos adotantes quanto dos adotados. É necessário lembrar que o adotante é o adulto da relação e deverá fornecer o suporte para a criança sentir-se amada e acolhida, sobretudo nestas fases iniciais.

Existem muitas dúvidas e mitos quando se fala em adoção tardia. Por parte dos adotantes, em geral, há a insegurança em relação ao desconhecimento da história pregressa da criança, tanto do ponto de vista emocional quanto do ponto de vista físico – fatos recentes e fatores hereditários.

Por parte das crianças, existe a insegurança da mudança associada ao medo de um novo abandono. A realidade da vida no abrigo institucional, ainda que não seja a situação mais adequada, além de muitas vezes o ambiente ser restrito e árido, pode ser o local mais seguro e estável que aquela criança já teve oportunidade de conhecer.

Tudo isto faz com que haja resistência de ambas as partes e dificulte ainda mais os processos de adoção tardia. Existem desafios, é verdade. Mas existem também muitas formas de superá-los e transformar a experiência numa das mais gratificantes na vida dos envolvidos. Há muito trabalho a ser feito e, infelizmente, é comum o desamparo dos novos pais, pela falta de informação e despreparo até mesmo dos profissionais que deveriam dar o suporte e as orientações adequadas durante a condução do processo de adoção.

Neste site, pretendemos ajudar a esclarecer muitas destas questões, através de artigos, consultas a especialistas e depoimentos de quem já adotou. Compartilhar experiências e conhecimentos. Mostrar o lado mais iluminado, de quem passou pela experiência e superou as fases de transição e adaptação com muita paciência, dedicação e amor.

Voltar ao topo

Newsletter

Receba notícias sobre o Instituto Geração Amanhã e Adoção Passo a Passo.

Fale conosco

Se quiser contribuir com o programa Adoção Passo a Passo ou esclarecer dúvidas, entre em contato conosco.

Acolhimento Familiar - IGA
O Site Adoção Passo a Passo é um programa do Instituto Geração Amanhã
Somos laicos e apartidários | Todos os direitos reservados Adoção Passo a Passo 2019 ®